Perguntas e Respostas

Entenda o que é câncer de mama e câncer de colo de útero

Prevenção salva vida

Conheça-se bem!

Você é sempre melhor hoje do que foi ontem, porque cada dia que passa, a vida lhe presenteia com sabedoria.

Qual a sua dúvida?

FAQ

Caso sua dúvida não esteja na lista ao lado, entre em contato conosco através de nossos canais de contato, informação também é prevenção.

O Papanicolau deve ser realizado entre o décimo e o vigésimo dia depois do primeiro dia de menstruação.

Há algumas orientações quanto ao preparo do exame, como:
  1. Não ter tido relação sexual nas 72 horas anteriores ao exame;
  2. Não utilizar duchas de higiene íntima;
  3. Não utilizar cremes ou lubrificantes vaginais.

O exame de Papanicolau, também chamado de exame preventivo, é um exame ginecológico indicado para mulheres a partir do início da atividade sexual, que tem como objetivo detectar alterações e doenças no colo do útero, como inflamações, HPV e câncer

palpação deve ser feita com os dedos da mão juntos e esticados em movimentos circulares em toda a mama e de cima para baixo. Depois da palpação da mama, deve-se também pressionar os mamilos suavemente para observar se existe a saída de qualquer líquido.
 
autoexame de mama é indicado para todas as mulheres a partir dos 20 anos. Como as mamas podem ficar inchadas antes e durante o período menstrual, a recomendação é fazer o exame 7 dias depois do início do sangramento. No caso das mulheres que estão na menopausa, o ideal é escolher uma data fixa todos os meses.
 

mamografia de rastreamento – exame de rotina em mulheres sem sinais e sintomas de câncer de mama – é recomendada na faixa etária de 50 a 69 anos, a cada dois anos.

Antes dos 25 anos a mama é mais susceptível à radiação, por isso, a mamografia não deve ser realizada nessa faixa etária, mesmo em mulheres que tiveram casos familiares precoce, como aos 30 anos, por exemplo. Antes dos 25 anos de idade, a indicação para prevenção é a ultrassonografia.