agosto-azul

Campanha da Próstata

Novembro Azul é uma campanha mundial de conscientização realizada por diversas entidades dirigida à sociedade e, em especial aos homens, para conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata. O movimento surgiu na Austrália, em 2003, chamado de Movember, aproveitando as comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, que é realizado no dia 17 de novembro. No Brasil, o Novembro Azul foi criado pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, com o objetivo de quebrar o preconceito masculino de ir ao médico e, quando necessário, fazer o exame de toque ou PSA. Em vários países, o Movember é mais do que uma simples campanha de conscientização. Há reuniões entre os homens com o cultivo de bigodes (ao estilo Mario Bros), símbolo da campanha, onde são debatidos, além do câncer de próstata, outras doenças como a depressão masculina e cultivo da saúde do homem, entre outros.

Agosto Azul: no estado do Paraná, seguindo o exemplo do Outubro Rosa  foi criado o Agosto Azul a partir da lei 17099, de 28 de março de 2012, assinada pelo governador em exercício na época.  O mês de agosto será voltado para ações de promoção à saúde do homem, seguindo o exemplo do Outubro Rosa, com ênfase na prevenção e diagnóstico precoce ao câncer de Próstata.

A Rede Feminina adota o Agosto Azul e sempre neste mês faz a campanha do PSA – Antígeno Prostático Específico que é uma substância produzida pelas células da glândula prostática. O PSA é encontrado principalmente no sêmen, mas uma pequena quantidade é também encontrada no sangue. A maioria dos homens saudáveis têm níveis menores de 4 ng/ml de sangue. A chance de um homem desenvolver câncer de próstata aumenta proporcionalmente com o aumento do nível do PSA. Geralmente quando o câncer de próstata está presente o nível do PSA está acima de 4 ng/ml. Entretanto, um nível abaixo desse valor não significa que o câncer não esteja presente. Quase 15% dos homens com PSA abaixo de 4 ng/ml são diagnosticados com câncer de próstata na biópsia. Os homens com nível de PSA na faixa de 4 ng/ml e 10 ng/ml, têm uma chance de 1 em 4 de ter a doença. Se o PSA se encontra acima de 10 ng/ml, a possibilidade de ter câncer de próstata é superior a 50%.

A campanha é amplamente divulgada nas redes sociais e nos meios de comunicação de nosso município pois deve ser agendado com antecedência devido as vagas serem limitadas. Realizamos a campanha para homens a partir dos 40 anos de idade.

No dia exame não há necessidade de que se esteja em jejum e é preciso trazer um documento de identificação.