palpacao-das-mamass

Autoexame

O autoexame (auto-palpação ou toque das mamas) pode ser feito uma vez por mês. A melhor época é logo após a menstruação. Para as mulheres que não menstruam mais, pode ser feito num mesmo dia de cada mês, por exemplo, todo dia 15.

Durante o toque é importante procurar:

  • deformações ou alterações no formato das mamas;
  • abaulamentos ou retrações;
  • ferida ao redor do mamilo;
  • nódulos ou caroços nas mamas e axilas e;
  • secreções pelos mamilos.

Lembre-se, esses sinais não significam que você esta com câncer, mas são sinais que devem fazer você consultar seu ginecologista. O câncer de mama é a maior causa de óbitos na população feminina. Aproximadamente 80% dos tumores são descobertos pela própria mulher ao palpar suas mamas.

Mamografia

A mamografia é uma radiografia das mamas em várias incidências. Não tenha qualquer receio em fazer uma mamografia. As doses de radiações que são usadas atualmente são muito pequenas e o exame anual não representa qualquer risco. A mamografia é um exame insubstituível na prevenção do câncer de mama. Só a mamografia permite detectar alterações mínimas e revelar nódulos que não são perceptíveis à palpação. O câncer de mama é curável, mas a possibilidade de cura é maior quanto antes for descoberto.

Lembre-se: o autoexame de mamas é apenas a primeira precaução. A consulta ginecológica anual e a atenção aos sinais emitidos pelo corpo, são essenciais para prevenir e tratar qualquer problema.